Publicado - Mon, 12 Fev 2024
Autora: Edna
Daniela de Paula »»»
A arte vem da necessidade de estarmos conectados com o poder maior que é Deus. A arte nos liga até Ele e ela toca o Divino que existe em nós. É através da força dos sentimentos, das sensações e das emoções que ela se apresenta em todos os nossos momentos da vida. Vamos pensar na beleza da natureza. É arte pura vê as folhas de uma árvore, as plantas se moverem, as cores ou os galhos quando balançam e parecem que dançam. É arte quando eu observo uma pessoa fazendo alguma coisa, no seu andar, etc. Podemos enxergar arte em tudo na vida. Se a gente parar para pensar, desde quando nascemos a gente está ligado à arte. Quem de nós não ouviu uma música, não leu um livro, não assistiu um filme, não viu um teatro e sentiu a força da arte. Se a gente tirar da nossa vida todas as cores, todos os quadros, todos os livros, todas as músicas e eliminar tudo isso, vamos perder o contato com ela.
A arte ela vem para acalentar a nossa alma para nos unir a Deus.
Enquanto artista, eu penso que a nossa missão talvez seja de tocar o coração do outro. Nós precisamos observar e prestar atenção nessa vida que pulsa ao nosso lado de uma forma esplêndida pra poder tocá-la. O mais importante é de fato que a gente está chegando ao coração das pessoas com aquilo que somos capazes de produzir, independente da linguagem artística que estamos exercendo.
A arte chega nas pessoas de uma forma que as outras coisas não chegam. Ela nos pega pelo sentimento. A gente aprende mais com o exemplo do que com as palavras. É uma coisa que vem na emoção e não no racional, por isso que é muito importante, pois, podemos transmitir os sentimentos humanos que são fundamentais na vida.
A arte cura, salva, resiste e transforma. Ela nos arrebata. Quantas vezes a gente não vê um quadro, lê um livro, ouve uma música, vê um filme e somos arrebatados às vezes até faltar o ar. Vem uma emoção que a gente não sabe de onde, porque a arte é isso. Ela transforma o que se vive em um momento único que pode torná-lo eterno.
Cada momento é diferente, porque tudo muda e nós mudamos. A gente pode fazer a reflexão que o rio é o mesmo, mas a água não. A água caminha. A gente olha o rio e diz que ele é belíssimo. E a gente acha que é o mesmo rio, mas não é. Porque a água caminha, se modifica e a gente também.
A arte nos salva, porque nos mostra outras dimensões. Ela muda o foco, o ângulo e consegue nos mostrar o que precisamos mudar, pois ela nos conecta com Deus. Tem um texto de Vianna de Carvalho que nos revela esse processo transformador:
A arte tem como meta materializar a beleza invisível de todas as coisas, despertando a sensibilidade e aprofundando o senso de contemplação, promovendo o ser humano aos páramos da Espiritualidade. Graças à sua contribuição, o bruto se acalma, o primitivo se comove, o agressivo se apazigua, o enfermo se renova, o infeliz se redescobre, e todos os outros indivíduos ascendem na direção dos Grandes Cimos”.[1]
Cristo realiza curas através da nossa arte. Quando vocês estiverem passando por momentos difíceis: leiam um livro, peguem um quadro, ouçam uma boa música, assistam a um bom filme, uma peça. Tudo isso com certeza, através de boas escolhas, vai mudar a sua energia vibratória.
A arte nos proporciona a aprender, a conviver com o outro e com as suas diferenças. Ela nos leva a respeitar o momento do outro, porque quando estamos envolvidos pelas emoções da arte a gente aprende a exercitar o tempo de maturação e o tempo de entendimento. Por isso, trabalhar ou vivenciar a arte nos transforma para sermos pessoas melhores.
[1] Carvalho, Vianna de (Espírito). Atualidade do Pensamento Espírito. Psicografado por Divaldo Pereira Franco. Salvador: Editora Leal, 2015.
Mon, 12 Fev 2024
Mon, 12 Fev 2024
Sat, 02 Dez 2023
Escreva um Review